sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ROTEIRO



Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se carácter custa caro
pago o preço.

Pago embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.

Um rio, só se fôr claro.
Correr, sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
- não paro nem mereço.

E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte se padeço.
Não sou nem serei avaro
- se carácter custa caro
pago o preço.

Sidónio Muralha, "Poemas" Editorial Inova, Porto, p.196

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

RESPONSABILIDADE

Acredito que Deus nos confiou a terra e o que  nela existe, para que cuidemos com responsabilidade.
Não podemos nos furtar de ter posições e práticas que revelem este cuidado. Tenho certeza que a Deus pertence o controle de todas as coisas. "Ele faz o impossível." 

Dentro dessa perspectiva, entendo que aquilo que cabe a Deus, não adianta o homem tentar fazer, porém, o que cabe ao homem fazer, Deus não fará.
Em Deus podemos todas as coisas, segundo a sua vontade. A vitória já foi e está garantida em Jesus, mas cabe a nós vivermos a vitória, vivermos como vitoriosos.   

Para chegarmos a vitória em qualquer área, dependemos de nossas ações. É preciso considerar que nossa vida não está separada em gavetas, onde algumas áreas são mais importantes, outras menos.

A nossa vida é um todo, e todas as áreas merecem cuidado, atenção e decisões acertadas, sob pena de sermos atingidos, de maneira que nossas decisões ou a falta delas virão a prejudicar nossa caminhada, nossos planos e nossa felicidade. 





Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Mahatma Gandhi

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

"Paulo Freire"