sábado, 16 de junho de 2012

Bertold Brecht


Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Eleições 2012 - Possíveis inelegíveis.



Tribunal de Contas do Paraná divulga lista de 1.098 pessoas que podem ser inelegíveis.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná divulgou uma lista com nomes de gestores públicos que tiveram a prestação de contas julgadas irregulares. Este documento servirá de base para durante o período eleitoral os candidatos, partidos coligações ou o Ministério Público Eleitoral peça à Justiça Eleitoral o impedimento do registro de algum candidato.   Apesar de terem suas contas reprovadas, nem todos ficarão inelegíveis.

Fique atento! É muito fácil ter acesso às prestações de contas do seu município, basta acessar o site do Tribunal de Contas do Estado: http://www.tce.pr.gov.br/servicos_sim_consultaprestacaoconta.aspx?

Outro indicativo da Gestão de Seu município é o levantamento sobre a Gestão Fiscal dos municípios realizado pela FIRJAN. Divulgado recentemente o levantamento disponibiliza o ranking dos municípios com relação ao desempenho na Gestão Fiscal, além de oferecer a comparação com os anos anteriores de maneira simples e de fácil compreensão. Vale a pena conferir, pois, os municípios da nossa região não possuem bom desempenho. http://www.firjan.org.br/IFGF/

Em que você vai acreditar? No discurso feito em rádios, jornais e redes sociais, totalmente interesseiros ou em dados reais e oficiais?

Depende de nós!

“Dizem que onde há fumaça, há fogo”.  Na vida pública, essa é uma das maiores preocupações da população: a corrupção, a má gestão, o desperdício do dinheiro público.

Recentemente houve no Brasil um grande e importante movimento de iniciativa popular chamado Ficha Limpa. A Lei foi aprovada com a nobre intenção de selecionar os candidatos. No entanto, a Lei Ficha Limpa só barra aqueles que foram condenados.

Vale lembrar que no Brasil a justiça é lenta e bons advogados conseguem fazer milagres, e se não conseguem absolvição, arrastam processos na justiça por muito tempo. Ora, mas são justamente os corruptos que conseguem pagar os melhores advogados.

A nobre intenção da Ficha Limpa não consegue ir muito além da intenção. Como agir então diante de tudo isso? Toda atenção e cuidado é indispensável, a menor evidência de “fumaça”, deve ser considerada e investigada. Não é prática dos culpados, assumir a culpa, todos se declaram inocentes e apresentam-se irrepreensíveis, honestos e trabalhadores. Não é verdade, pelo menos na maioria das vezes. Precisamos mais que palavras para acreditar.

Não é difícil comprovar o discurso, se é verdadeiro ou falso. Em poucos minutos, hoje em dia é possível fazer uma rápida, mas fundamental análise. Verifique, se seu município não possui um bom conceito em Gestão Fiscal nos últimos anos, se em suas prestações de contas há muitas e constantes ressalvas e irregularidades fiquem atento, algo de muito errado deve existir!

Não espere a justiça tornar essas pessoas inelegíveis, faça você mesmo. Não os reeleja.      

     

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Mahatma Gandhi

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

"Paulo Freire"