quarta-feira, 11 de setembro de 2013

FALTA DE TRANSPARÊNCIA: INCOMPETÊNCIA E DESCRÉDITO

Refiro-me neste caso, especificamente à Câmara de Vereadores, a partir da constatação da falta de transparência. Qualquer órgão legislador tem por obrigação ser transparente. Como é nítida a falta de transparência, consequentemente justifica-se o adjetivo “incompetência” que gera o descrédito. Naturalmente ninguém gostaria de ser classificado com esse atributo, muito menos um ilustre vereador, no entanto, é a palavra adequada para classificar a inabilidade de alguém para desempenhar adequadamente uma determinada tarefa ou missão.
Considerando que a fiscalização é uma das principais funções do Legislativo, claramente a falta de transparência é um grande problema que demonstra a incapacidade de fiscalizar e desautoriza o legislativo a cobrar transparência do executivo. O lendário Júlio César já declarava que o soldado tem direito a um comando competente”. Adequando à nossa realidade, diria que a sociedade tem direito a um representante competente.
Atualmente, muito se fala em accountability, o termo da língua inglesa significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de autoavaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. Na prática, mesmo com previsão legal, não se explica a atuação nem mesmo em termos quantitativos. A sociedade é frequentemente frustrada no atendimento de diversos direitos, inclusive ao da competência.
Nossos representantes, foram eleitos pelo povo para vigiar, ou cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ditando as regras necessárias para esse objetivo. Se não cumprem as regras a que estão submetidos, não têm credibilidade para desempenhar sua função básica.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Encontro Regional do PPS em Irati

Pé na Estrada: Em Irati, PPS convoca militância para iniciar preparação às eleições de 2014
Data: 25/8/2013 11:14


O segundo encontro regional da terceira etapa do projeto “Pé na Estrada” foi promovido no município de Irati. Realizado na Câmara Municipal no último sábado (24 de agosto), o evento contou com o presidente estadual do PPS, deputado federal Rubens Bueno, e o Dr. Felipe Lucas, que é suplente de deputado estadual e aguarda a decisão da justiça para assumir cadeira na Assembleia Legislativa. 

Na ocasião, Rubens afirmou que o “Pé na Estrada” vai identificar lideranças para renovar a militância e promover novas filiações. Desta maneira, a sigla poderá formar uma chapa de pré-candidatos a deputado estadual e federal. “Felipe Lucas é o nosso deputado estadual de Irati. O mandato é dele, do PPS. Quem deixou o partido não pode levar o mandato. Ele é o candidato natural do município”, disse.

Já o Dr. Felipe Lucas recordou as lideranças e militantes presentes que o PPS é uma sigla bem organizada no país. “Precisamos refletir este trabalho em todas as regiões do estado. Temos uma expectativa boa na região de Irati. É o momento para conversarmos com lideranças e iniciar a preparação política”, afirmou.  

Condições dos médicos  

Após destacar a necessidade de agregar novos quadros para as eleições de 2014, as lideranças do PPS promoveram um debate sobre a conjuntura política nacional e estadual, com a participação de vereadores, militantes e filiados da região. O Dr. Felipe Lucas criticou o plano do governo federal de importação de médicos cubanos. “É a medida que o governo encontra para contratar profissionais em condições piores. Eles não querem oferecer uma boa estrutura ao profissional brasileiro, que acaba não demonstrando interesse em ir as regiões mais distantes. Não sabemos como é a preparação destes médicos estrangeiros. Infelizmente estão politizando a nossa saúde”, criticou.

Projeto nacional 

Ainda em Irati, o deputado federal Rubens Bueno falou sobre o projeto nacional do PPS para 2014. Ele afirmou que o partido prioriza o lançamento de candidatura a presidente da República. “Temos a missão de fortalecer a oposição com o lançamento de vários candidatos. O PPS não pode ser diferente. Temos o nome de Soninha Francine, por exemplo, que é jovem e tem outra visão. Também podemos contar com a entrada do ex-ministro José Serra, que já vem conversando com a gente”.
Fonte:Diretório do PPS Paraná.

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Mahatma Gandhi

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

"Paulo Freire"