segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MEIO AMBIENTE - RESÍDUOS SÓLIDOS.


Nosso conforto e forma de vida têm custos e não são econômicos ou financeiros, apenas. São custos ambientais. Aquela garrafa PET, aquela sacola plástica de mercado, os restos da parede demolida, a geladeira velha ou a lama formada no fundo dos reservatórios de decantação de água nos sistemas de saneamento, se largados no meio ambiente significam degradação e destruição. 
Independente de residirmos em uma grande ou pequena cidade, a responsabilidade é de todos.  A realidade pede ações imediatas. A questão que devemos nos ater imediatamente, é como transformar um ônus ambiental em um bônus ou, pelo menos em uma atitude menos agressiva com o meio ambiente.
A intromissão humana no meio ambiente faz parte de nosso processo civilizatório. Com relação a nossas ações, e a políticas públicas, trata-se de saber como intervir e ao mesmo tempo manter ao máximo a sustentabilidade.

 

POCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

A Proclamação da República Brasileira foi um golpe militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente;

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Mahatma Gandhi

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

"Paulo Freire"